Welcome

Você acaba de entrar em um mundo de debates da cultura inglesa!

Translate

terça-feira, 23 de abril de 2013

Austrália - Cultura

Boa parte das características culturais do povo australiano é derivada de raízes européias (influência britânica), além das características da cultura aborígine (primeiros habitantes do território australiano) e de povos vizinhos da Austrália. Outras influências são de origem da cultura irlandesa e escocesa.
A Austrália atualmente é considerada um país multicultural, devido também a grande influência de asiáticos e indianos em sua população, além de diversos outros povos europeus que migraram para o país em busca de melhores condições de vida.
O povo australiano de uma forma geral é receptivo e alegre. Poderíamos até arriscar dizer que eles possuem um perfil social que fica entre os ingleses e entre nós brasileiros, ou seja, não são “distantes” como muitos britânicos e não tão extrovertidos como nós. Porém, devido à influência recebida de vários povos provenientes de várias partes do mundo, os australianos gostam de receber estrangeiros em seu país e interagir com eles.
As casas de famílias, conhecidas como homestays, são prova disso. Receber e respeitar os estudantes de várias partes do mundo em suas casas faz parte da cultura dos australianos. Por isso eles também esperam ser respeitados. Por exemplo: Se você vai ficar hospedado em uma casa de família quando ingressar no país procure respeitar as normas e os horários estabelecidos para as refeições por exemplo. Se eventualmente não puder chegar a tempo para jantar, ou tiver agendado outro programa, eles não ficarão chateados desde que sejam avisados previamente.


Sociedade

Estudos mostram que a costa leste australiana abriga hoje a maior parte da população do país e de acordo com sua história, a sociedade australiana formou-se por meio da influência de imigrantes de várias partes do mundo. Assim, por fazer parte de uma sociedade multicultural, pode-se afirmar, em linhas gerais, que o povo australiano é receptivo, hospitaleiro e amigável.
Todos os australianos possuem, de certa forma, descendência de outros povos (como europeus e asiáticos) e dessa maneira é comum encontrar, principalmente nas grandes cidades, pessoas falando vários idiomas além do inglês, língua oficial do país.
Essa “bagagem cultural” contribuiu também para que os australianos se tornassem um povo livre de preconceitos. É comum encontrar pelas ruas pessoas com estilos próprios e alternativos de se vestir e isso é visto de maneira bastante natural pela sociedade. O mesmo acontece em relação aos homossexuais. A liberdade de expressão sexual é algo enraizado na sociedade, tanto que oMardi Grass, um dos maiores eventos gays do mundo, a princípio criado como protesto, tornou-se uma espécie de Carnaval (com desfiles de carros alegóricos e fantasias) sendo hoje, considerado uma das principais atrações do calendário anual de eventos na Austrália.
As autoridades australianas sabem bem como impor regras e os australianos, por sua vez, sabem que devem cumprir as leis. Em caso de infração de leis os cidadãos são penalizados com o pagamento de multas ou, dependendo da gravidade da infração, pagam com a liberdade indo para a prisão.
Mardi Grass
Quando chegar a Austrália fique alerta, pois poderá ter que desembolsar alguns dólares de suas economias para pagar multas caso, por exemplo, um policial lhe pegue andando de bicicleta sem capacete, jogando lixo no chão ou simplesmente flagre você bebendo qualquer tipo de bebida alcoólica em vias públicas.



Arquitetura

Melbourne
Arquitetura antiga e moderna
A arquitetura australiana é resultado de uma mistura interessante entre o antigo e o moderno. Derivados da cultura inglesa, os prédios e construções mais antigas encontram-se perfeitamente conservados.

Em contraste com o estilo centenário europeu podemos observar a ousadia da arquitetura urbana ultramoderna nos edifícios de design arrojado. Entre eles, é impossível não mencionar uma das mais impressionantes construções e já considerada pelos australianos como “a oitava maravilha do mundo”. A Opera House, encanta e atrai multidões de turistas de todo o mundo para Sydney. Além da ousadia da arquitetura, a Opera House surpreende pela variedade e qualidade das suas apresentações. 
Opera House, Sydney

Arte

A cultura australiana vem sendo reconhecida internacionalmente em assuntos relacionados à arte, destacando-se em expressivos trabalhos no cinema, na música (operas), na pintura, no teatro e na dança.

Apresentação de Opera

Melbourne Museum
A famosa Opera House de Sydney é um exemplo dos símbolos mais importantes da arte para o país e muitos cantores de ópera australianos são reconhecidos em todo o mundo.

Para firmar o poder que a arte nacional australiana exerce no país, destacam-se as Companhias de Teatro e Orquestras Sinfônicas estaduais. Além disso, Museus e Galerias de Arte estão espalhados por todo o território Nacional.

A música australiana tornou-se bastante popular no mundo depois do lançamento de bandas de peso na mídia como AC/DC, INXS e Midnight Oil.
O cinema australiano encontra-se hoje em plena expansão. A indústria cinematográfica australiana produziu filmes bastante conhecidos como: Crocodilo Dundee (1985), Shine – Simplesmente Genial (1996), Priscilla – A Rainha do Deserto (1994) e o Casamento de Muriel (1994) e Matrix (1999).
Muitos cineastas internacionais escolhem a Austrália como local para a filmagem a fim de explorar as belezas naturais do país.

Matrix
Filmado na Austrália

Esportes e Lazer

O lazer e a prática de esportes de uma forma geral fazem parte da cultura e do estilo de vida dos australianos. Aproveitar um final de semana na praia ou assistir a uma partida de rúgbi são algumas atividades favoritas desse povo que preza pela qualidade de vida.
Devido ao clima favorável, as atividades ao ar livre, em contato com a natureza, estão entre as preferidas do povo australiano.
Rugby
Os esportes mais populares na Austrália são o futebol australiano (uma mistura de rúgbi e futebol americano), o críquete, o rúgbi, o surfe, a natação, o mergulho e o tênis.Muitos brasileiros procuram a Austrália para conciliar o aprendizado da língua inglesa à prática do surfe ou do mergulho. 

Surf na Austrália

Surfe em Gold Coast
O surf na Austrália tornou-se bastante popular principalmente na Gold Coast (estado de Queensland), região que abriga praias excelentes para a prática do esporte.

Muitos surfistas locais adquiriram projeção internacional e dessa forma a região da Gold Coast tornou-se o berço de grandes grifes do ramo como, por exemplo, a Rip Curl e a Billabong. Grande parte do comércio local da Gold Coast vive em função da atividade, vendendo todos os tipos de produtos e serviços relacionados ao esporte. Definitivamente a Gold Coast tornou-se o paraíso para dos surfistas australianos e o sonho de consumo de milhares de surfistas ao redor do mundo.
No entanto, a Austrália oferece excelentes opções para a prática do surfe fora do estado de Queensland. Uma das praias mais conhecidas é Bells Beach, próxima à cidade de Melbourne, no estado de Victoria. Famosa pelas grandes ondas é também o local onde acontecem os principais campeonatos de surfe do mundo.
Bells Beach
Quando praticar
A melhor época para a prática do surfe é entre Dezembro e Abril, devido à incidência de ciclones no Oceano Pacífico durante o verão. No entanto, os surfistas podem pegar ondas de menor tamanho, consistência e freqüência durante o ano todo na Gold Coast. No verão a temperatura da água é bastante favorável (por volta de 26 graus). No inverno, além dos ventos mais frios, a temperatura da água pode chegar aos 18 graus sendo necessário que o surfista use roupa de borracha.

Mergulho na Austrália
Mergulho na Barreira de Coral
A principal atração na Austrália para quem aprecia a prática do mergulho é a Grande Barreira de Corais. Conhecida como o paraíso dos mergulhadores no mundo, a Grande Barreira de Corais é a maior formação viva do planeta e a única que pode ser vista do espaço. Possui 2100 quilômetros de extensão e abriga cerca de 1500 espécies diferentes de peixes.

Os melhores mergulhos podem ser feitos do lado de fora da barreira, o chamado "Mar de Coral". Mas para essas viagens é necessário ficar entre 4 e 6 dias hospedado a bordo de uma embarcação de mergulho. A atividade mais comum para a maioria dos turistas ou mergulhadores amadores é mergulhar nos corais internos, os chamados "boomies.Os enormes e bem-equipados barcos para viagens de um dia partem pela manhã e retornam à tarde, levando mergulhadores novatos e experientes para o mergulho.
Os principais pontos de saída das expedições de mergulho são as cidades de Cairns e de Townsville, situadas no nordeste do país. Existem mergulhos para todos os níveis de habilidade: desde quem ainda não sabe mergulhar até para mergulhadores profissionais experientes, que vão até a Austrália em busca de naufrágios.
Vista panorâmica de Cairns
e Townsville

Culinária


A culinária australiana é diversificada e explora sabores internacionais. Devido à proximidade da Ásia é possível encontrar nas maiores cidades do país inúmeros restaurantes japoneses, coreanos, vietnamitas, chineses e tailandeses.
Os restaurantes australianos utilizam bastante os produtos locais disponíveis, principalmente os frutos do mar e as carnes. As grandes cidades oferecem grande variedade de restaurantes. Existem opções de estabelecimentos formais, bistrôs, cafés e pubs para todos os orçamentos.
Meat Pie
Torta de carne
Caixinha com fish and chips
Na hora do almoço os australianos adoram comer as populares Pies (tortas salgadas). Pode-se encontrar tortas com vários recheios, mas as mais apreciadas são as Meat Pies (torta salgada de carne). Os chamados Fish and Chips (peixe com batata frita) também são bem populares. No entanto são calóricos e gordurosos!

Os preços das refeições variam de acordo com o custo de vida de cada cidade, com o tipo de cada estabelecimento e a comida servida. É muito comum encontrar restaurantes na Austrália com a sinalização BYO (Bring Your Own). Isso significa, “Traga a Sua Própria Bebida”. Nesses estabelecimentos onde os clientes podem levar a sua própria bebida (normalmente vinhos), é possível economizar alguns dólares do total gasto na refeição.
O churrasco, conhecido como Barbecue (BBQ ou ainda 'Barbie') é bastante popular e muito apreciado pelos australianos. Como nós, eles gostam de prepará-lo nos finais de semana, em suas casas ou até mesmo nos parques e praias que em sua maioria possuem a infra-estrutura necessária para o preparo das carnes.
Barbecue
Bottleshop
As bebidas alcoólicas na Austrália são vendidas somente em pubs, restaurantes e bottleshops (lojas especializadas em venda de bebidas) e não podem ser adquiridas por menores de idade. 

A Austrália possui uma enorme gama de vinícolas o que faz seus vinhos serem de ótima qualidade, estando entre os melhores do mundo. Os vinhos australianos são apreciados no mundo inteiro e competem bravamente no mercado internacional ao lado de potencias como França, Alemanha e Itália. 



Fonte: West1


Postado por: Verônica F. Tezoni
B06IIJ-0

Um comentário:

  1. O legal da Austrália é o fato de eles serem hospitaleiros, apesar de que eles não tinham muita opção, pois o pais não tem muita mão de obra, então eles precisam de imigrantes para fazer a economia crescer.
    Outra coisa interessantes é o modo como o pais foi colonizado, no inicio somente pessoas que não eram "aceitas" no Reino Unido eram mandadas para la, como uma especie de cadeia ao ar livre - ate por que em uma "ilha" não ha como escapar, tem água por todo lado - e hoje a Austrália é um local desenvolvido, muito mais avançado do que muitos países por ai.
    Entretanto, não conseguimos definir a cultura deles por ser um pais novo, com cerca de 200 anos.

    ResponderExcluir

Vamos discutir o assunto?