A bandeira nacional do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, também conhecida por Union Jack ou Union Flag, é resultado da sobreposição de elementos:
- A cruz de Santo André, da bandeira da Escócia (branca, em formato de X, com fundo azul)
- A cruz de São Patrício, que representa a Ilha da Irlanda (vermelha em formato de X, com fundo branco)
O País de Gales, a outra nação britânica, por sua vez, nunca foi representado na bandeira do Reino Unido, tendo sido neste sentido considerado, juntamente com a Cornualha, como uma região da Inglaterra, portanto também representado na bandeira da União pela bandeira inglesa, da cruz de São Jorge. Os galeses, cuja bandeira oficial constitui-se em um dragão vermelho sobre fundo horizontalmente dividido entre as cores branca (metade superior) e verde (inferior), também têm sua própria cruz, a de São Davi (amarela, no meio, sobre fundo preto).
Em 1 de Maio de 1707, ocorreu a união das coroas de Inglaterra e Escócia, dando origem ao Reino Unido da Grã-Bretanha, cuja bandeira uniu a cruz de São Jorge à cruz de Santo André. A União da Irlanda com a Grã-Bretanha, e consequente adição da cruz de São Patrício, só se realizaria em 1801, dando origem ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.
A bandeira ficaria inalterada mesmo com a independência da maior parte da Irlanda, que tornou-se em 1922 um país reconhecidamente independente com o nome oficial de República da Irlanda, fazendo o Reino Unido alterar seu nome oficial para o atual.
Fonte <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Reino_Unido>
Jessica Spaolonzi
Jessica Spaolonzi
Procurei as imagens da Bandeira do Reino unido que a Profª Cielo havia dito...
ResponderExcluirAchei super legal.
Jessica Spaolonzi
Muito interessante o post sobre as bandeiras, o legal que em Shopping, ponto turistico sempre tem a bandeira do Reino Unido no topo do prédio, e algumas casas na cidade de Londres mais no interior da Inglaterra tem a bandeira da Inglaterra nas casas, como sinal de amor a pátria. Isso ocorre também na cidade da Escócia com amor a sua bandeira azul e branca.
ResponderExcluirAndreia C. Arruda
Super interessante o fato da bandeira ser uma união entre todas as bandeiras dos países que formam a Grã-Bretanha. Aliás, é uma coisa um tanto quanto óbvia que a gente nem percebe, prova disso é que muitos só descobriram esse fato agora. Acredito que a prova de uma forte ligação com a fé cristã - mesmo que separada da maior religião cristã da humanidade - é o fato cada bandeira ter uma cruz que representa o santo padroeiro do determinado país. Afinal, escolhidos por Deus e protegidos pelos santos, não é? Adorei!!
ResponderExcluirAngélica Mendonça
Muito interessante olhar a bandeira do Reino Unido e perceber que seu resultado final é a sobreposição de elementos que representam os santos de cada região.
ResponderExcluirCuriosidades:
A bandeira da Inglaterra foi criada em 1194 pelo Rei Richard I, onde a cruz vermelha representava a Cruz de São Jorge (St. George).
Em 1536, no reinado de Henry VIII, foi feita a Acta de União, que fazia Gales (Wales) parte da Inglaterra.
Com a morte da Rainha Elizabeth I, o Rei James VI da Escócia (Scotland) herdou o trono inglês e se tornou Rei James I. Foi a união das coroas mas não de duas nações, pois cada país continuou com o seu próprio parlamento.
Mais tarde o Rei James I tentou combinar Inglaterra e Escócia como o Reino Unida da Grã-Betanha. Esta lei foi recusada no Parlamento mas em 1604 ele auto proclamou-se com o título “Rei da Grã-Betanha”. Como a bandeira da Escócia representava a Cruz de Santo Andre (St. Andrews), em 1606 foi feita a “Union Flag”, que é uma combinação das bandeiras da Escócia e Inglaterra.
Em 1707, a Acta da União juntou Inglaterra e Escócia, como um só reino e um só parlamento, chamadao “Reino Unido da Grande Betanha” e sua bandeira conhecida como “Bandeira da Bretanha”.
Em 1801, a Acta da União juntou a Irlanda (Ireland) com Gales (Wales), Escócia (Scotland) e a Inglaterra (England), criando a “Union Jack” que conhecemos hoje.
Veja as ilustrações ao lado.
E a Grã-Betanha? O que é?
É a ilha onde se localiza a Escócia, País de Gales e Inglaterra.
Não se inclui a Irlando do Norte por ser localizada em outra ilha.
Portanto Reino Unido é uma denominação politica e Grã-Betanha é uma denominação geográfica.
fonte: http://www.bewise.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=243:a-bandeira-do-reino-unido&catid=24:artigos&Itemid=22
Eliana Garcia
B1046J-1
Muitoo Legaal!! Vivendo e aprendendo .. Pois não sabia o porque dela ser assim!..
ResponderExcluirJennefer Dias