Welcome

Você acaba de entrar em um mundo de debates da cultura inglesa!

Translate

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões

Robin Hood  é um herói mítico inglês, um fora-da-lei que roubava dos ricos para dar aos pobres, aos tempos do Rei Ricardo Coração de Leão. Era hábil no arco e flecha e vivia na floresta de Sherwood. Era ajudado por seus amigos "João Pequeno" e "Frei Tuck", entre outros moradores de Sherwood. Teria vivido no século XIII, gostava de vaguear pela floresta e prezava a liberdade. Ficou imortalizado como "Príncipe dos ladrões". Tenha ou não existido tal como o conhecemos, "Robin Hood" é, para muitos, um dos maiores heróis da Inglaterra.
No entanto o herói não é de fato um ladrão errante que vive em florestas. A história começa quando Robin of Locksley, filho do Barão Locksley, é um cruzado e viaja com o Rei Ricardo para catequizar os hereges. Prisioneiro, ele foge e retorna à Inglaterra. No entanto, ao chegar em casa, percebe que muitas coisas aconteceram. Aproveitando a ausência do Rei Ricardo, o príncipe John, o segundo herdeiro direto, assume seu trono, aumenta os impostos e mata o pai de Robin, destruindo também seu castelo. Não tendo onde morar, Robin Hood encontra um grupo de homens que moram na floresta e os lidera em uma batalha com o príncipe. Ele quer reaver sua posição nobre e também ajudar aos que se tornaram pobres graças a ganância de John.
Na História, Robin Hood, que ganha o apelido por usar um hood (tipo de chapéu com pena) vence o príncipe John e casa-se com Maid Marian, sobrinha de Ricardo. No fim da história, Ricardo Coração de Leão reaparece após sua derrota em terras estrangeiras e nomeia Robin Hood cavaleiro, tornando o nobre novamente.
Se existiu de fato, viveu durante o século XIII. Uma das primeiras referências a tal personagem é o poema épico Piers Plowman, escrito por William Langand em 1377. A compilação Gesta de Robin Hood, de 1400, sugere que as histórias que compõem a lenda circulavam bastante anos antes.

Festival Anual Robin Hood

Todos os anos, nessa mesma floresta, acontece o Festival Robin Hood. É sempre na primeira semana de agosto, quando as crianças inglesas estão em férias escolares. Na floresta, andando entre árvores centenárias, você pode ficar cara a cara com muitos dos personagens que deve ter visto em filmes e desenhos, como o próprio Robin, a donzela Márion, o frei Tuck, o João Pequeno, o xerife e o rei Ricardo Coração-de-Leão.
Há shows de mágica, de teatro, de malabarismo, aulas de arco e flecha e uma exibição de aves de rapina, como falcões e corujas, que dão voos rasantes sobre as pessoas. É possível até pedir para colocarem um falcão ou uma coruja no seu braço. "Nunca pensei que pudesse ter uma ave dessas na mão. O falcão é incrível, tem umas garras fortes. E o bebê coruja também é muito legal", diz espectador..
O ponto alto do festival é a encenação de uma batalha entre os amigos de Robin Hood, chamados de foras da lei, e os homens do xerife malvado, que pega o dinheiro mesmo das pessoas que têm muito pouco.
Há disputas a cavalo e com armas como espadas e lanças. E todos usam escudos coloridos. A criançada delira cada vez que um dos homens do xerife perde e vai ao chão. No final, vaiam os bandidos e gritam em coro: "Robin, Robin, Robin".

Robin Hood

RECENTE: Em 2010 foi lançado o filme Robin Hood com Russell Crowe e Cate Blanchett .





Jennefer Dias Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos discutir o assunto?