Welcome

Você acaba de entrar em um mundo de debates da cultura inglesa!

Translate

segunda-feira, 18 de março de 2013

Lendas da Irlanda - Ireland Legends

“Crianças de Lir”
Children of Lir
Escultura baseada na Lenda das Crianças de Lir localizada no Garden Of Rememberance
Essa lenda conta que Bobd Dearg foi eleito o rei da raça humana e Lir, o rei do mar, ficou muito aborrecido. Para fazer as pazes, Bobd deu uma de suas filhas para se casar com Lir, e juntos eles tiveram quatro filhos: Fionnuala, Aodh, Fiachra e Conn.
Eles eram muito felizes, mas a mãe infelizmente morreu e para manter Lir feliz, Bobd deu outra filha para se casar com ele, Aoife. Aoife logo se tornou uma pessoa amarga e teve muito ciúmes do amor entre pai e filhos e organizou um passeio durante o qual as crianças deveriam ser assasinadas por um servo, mas ele se recusou a matá-las. Aoife também não tinha coragem para fazê-lo. Então ela usou seus poderes mágicos e os amaldiçoou, os transformando em cisnes, que tinham de passar 300 anos em Lough Derravaragh, que fica próximo ao castelo de Lir, 300 anos no Sea of Moyle e 300 anos em Irrus Domnann. Para quebrar o feitiço eles teriam de ser abençoados por um monge. Quando Lir descobriu tal traição, transformou Aoife em um demônio do ar por toda eternidade.
Depois de 900 anos sofridos vividos nesses três lagos eles escutaram um chamado e voltaram para casa. Lá havia um monge que os abençoou e os transformou em humanos novamente, mas eles agora tinham 900 anos, portanto como humanos não poderiam viver. Ao falecer puderam finalmente descansar em paz ao lado dos pais.

Na parte de tras da escultura está o poema: "We Saw a Vision"
Tradução:
"Tivemos Uma Visão
Na escuridão do desespero tivemos uma visão, Acendemos a luz da esperança, E ela não foi apagada, No deserto do desencorajamento tivemos uma visão, plantamos a árvore do valor, E ela floresceu.
No inverno da escravidão tivemos uma visão, Derretemos a neve da litargia, E o rio da ressurreição surgiu dela.
Deixamos nossa visão nadar como um cisne neste rio, A visão se tornou realidade, O inverno se tornou verão, Escravidão se tornou liberdade E isso é o que deixamos como sua herança.
Oh geração da liberdade, lembrem-se de nós, A geração da visão"


Os Filhos de Lir
 
A história dos Filhos de Lir vem do irlandês do ciclo mitológico. Lir era o senhor do mar. Ele tinha uma esposa e quatro filhos. Quando a mulher de Lir morreu, ele casou com a irmã de sua esposa, Aoife. Aoife tinha ciúmes dos filhos de Lir e queria se livrar deles. Um dia Aoife levou as crianças a um lago. Enquanto eles estavam nadando ela realizou um feitiço sobre eles e os transformou em cisnes. Sob o feitiço as crianças deveriam permanecer cisnes até que ouvissem o som de um sino cristão.  

Banshee
 
O Banshee era uma mulher que carregava com ela um presságio de morte . Às vezes vista como uma velha vestida de trapos, outras vezes, como um bela jovem e, até mesmo como uma mulher com a roupa sangrenta. Sempre que vista, solta um grito horrível e diz a lenda que este grito traz a morte para qualquer família que a ouve. 

Changeling
 
Como diz a lenda, fadas fêmea dão a luz a crianças deformadas, mas como elas preferem visualmente bebês agradáveis, eles iriam para o mundo mortal e seriam trocados por um ser humano saudável, deixando para trás um changeling. O changeling só fica feliz quando a desgraça ou tristeza aconteceu na casa. A lenda changeling tem durado por séculos. 


Fadas
Fadas existem de alguma forma na mitologia em todo o mundo, mas têm uma importância especial para os irlandeses. Uma fada irlandesa pode assumir qualquer forma que desejar, mas geralmente escolhe uma forma humana. Dizem ser bonita, poderosa e difícil de resistir, o que é lamentável porque a maioria das fadas na Irlanda ao invés de amor, trazem desgraça e má sorte para os mortais que se aproximam delas.

Duendes
Duendes já existem na lenda irlandesa desde os tempos medievais. Tradicionalmente, os duendes são fadas, muitas vezes aparecem aos seres humanos como um homem velho – muito diferente da visão moderna de uma duende (pequena criança em um terno verde). Como diz a lenda, duendes adoram colecionar ouro, que eles armazenam em uma panela e escondem no final do arco-íris. 
Jessica Spaolonzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos discutir o assunto?