Welcome

Você acaba de entrar em um mundo de debates da cultura inglesa!

Translate

sexta-feira, 8 de março de 2013

O mito Ana Bolena


                                                       Ana Bolena
                                  (A rainha controversa)
       
                Ana nasceu entre 1500  e 1507.Foi educada na França e se tornou dama de companhia da rainha Cláudia de França;era apaixonada pelos costumes de lá.
                Em 1522 retornou para Inglaterra onde se apaixonou pelo rei Henrique VIII,que já era casado e ex amante de sua irmã Maria Bolena,se tornaram amantes  e ela exercia grande influência sobre o rei.
                Em 1529 o rei   decidiu se divorciar de sua esposa Catarina de Aragão,mediada por Thomas Wolsey(arcebispo de York) a petição foi negada resultando na destituição de Wosley de seu cargo.
                Era claro que o Papa Clemente VII era esta dissolução matrimonial,daí começou a ruptura da Inglaterra com a Igreja Católica Romana e foi surgindo a Igreja Anglicana.
                No dia 25 de janeiro de 1533 Ana Bolena e Henrique VIII casaram-se,a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão foi dada em 23 de maio daquele ano e a validação com Ana Bolena em 28 de maio do mesmo.
                O Papa Clemente VII excumungou a Henrique VIII e  ao arcebispo de York,rompendo assim qualquer laço espiritual com o rei da Inglaterra.
                
                                                     1000 Dias
                                   (A ascensão )
                         
                 Em primeiro de junho de 1533 Ana Bolena foi coroada rainha da Inglaterra,o que foi desaprovado pelos londrinos que evitaram comparecer ao banquete de posse.
                 Provavelmente Ana se casou grávida de Henrique VIII  e em 7 de setembro  de á luz a Isabel I de Inglaterra(que mais tarde seria também rainha da Inglaterra).
                 Teve grande papel não só na fundação da Igreja Anglicana como também em sua formação indicando os principais nomes dos religiosos da congregação.
                 Ana teve sucessivos abortos espontâneos inclusive nati-mortos,o que muito entristeceu o rei pois queria um herdeiro.

                              
                                                      A queda    
                                                   (tudo o que sobe desce)
                         
                 Em 1536 Catarina de Aragão veio a falecer de doença prolongada,provavelmente cancro.
                 Na ultima homenagem a princesa de Gales todos vestiram luto(preto) exceto Ana Bolena que teve a péssima ideia de se vestir de amarelo,soou como afronta  e entristeceu Henrique VIII a ponto de afastá-lo da esposa.
                 Não se sabe bem ao certo ,pois nada foi provada a não ser confissões arrancadas sob tortura,mas 1536 foi o último ano de seu reinado.Foi presa sob as acusações de adultério,incesto e alta traição.
                 Segundo os historiadores seu desespero em dar um herdeiro para o rei era tão grande que teve relações sexuais com seu próprio irmão dando a luz a um "monstro"(criança defeituosa) nati-morto.
                 Com ela foram presos 5 homens,inclusive seu irmão,todos acusados de serem seus amantes.O Parlamento os interrogou,torturou e condenou.
                 Em 15 de maio saiu a anulação do casamento de Henrique VIII e Ana Bolena,por razões desconhecidas já que os registros foram destruídos.

                                                  A execução
                                (A la française)

              Havia ainda uma esperança de perdão do rei para Ana intermediada por sua irmã Maria Bolena,sem sucesso!
                 Em uma última tentativa desesperada de adiar sua execução   Ana exigiu que fosse importado da França um carrasco,porque em França se usara espada para a decapitação,sendo assim,o réu não  precisaria abaixar sua cabeça,já o carrasco Inglês cortara a cabeça com um machado necessitando,além de ajoelhar,prostrar a cabeça e segundo ela:"Uma rainha da Inglaterra não curva a cabeça para ninguém em nenhuma situação."      
               Seu  pedido foi atendido,e em 19 de maio de 1536,talvez com 35 anos de idade,Ana Bolena foi decapitada em cima de um andaime ao lado da torre Branca mas antes fez um breve discurso ao povo:
                 
                               "Bom povo cristão,vim aqui para morrer,de acordo com a lei,e pela lei fui julgada para morrer,e por isso não vou falar nada contra ela.
                     Não vim aqui para acusar ninguém,nem para falar de algo que sou acusada e condenada a morrer,mas rezo a Deus para que salve o rei e que ele tenha um longo reinado sobre vós,pois nunca um príncipe tão misericordioso esteve lá,e para mim ele será um bom gentil e soberano Senhor.E se qualquer pessoa ponha isso em causa obriga-la-ei a julgar os melhores.E assim deixo o mundo e todos vos,e sinceramente desejo que todos rezem por mim.Ó Senhor tem misericórdia de mim,eu louvo a Deus a minha alma."

                                 Henrique VIII não providenciou o sepulcro de Ana Bolena e ela foi sepultada em um túmulo desmarcado na Capela Real de São Pedro ad Vincula.Seu esqueleto foi identificado durante a renovação da Capela durante o reinado da rainha Vitória e está marcado em um chão de mármore.




As Rainhas da Inglaterra
 Aurilene da Mota      A96dfc-7 
  
                 
                             

2 comentários:

  1. A parte histórica que evolve Ana Bolena e Henrique VIII é uma das mais interessantes. Em pensar que ela é tida como uma das mentoras da separação da Inglaterra com a igreja é também pensar no poder que a mulher tinha na vida dos homens daquela época - ainda que eles negasse. E essa cena da série The Tudors é demais!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti essa série,mas realmente desde sempre existiram mulheres "talentosas" e inteligentes.Sem precisar estar a "frente" do poder ela dava cartas no governo de Henrique VIII,e nem na hora da morte deixou de ser,no mínimo,notável!
    Porém fica a grande dúvida:culpada ou inocente?
    Se culpada era muito ardilosa,se inocente foi um mártir!
    Não é apenas uma história de amor e ódio,mexe com meu psicológico...

    ResponderExcluir

Vamos discutir o assunto?