Entre 1801 e 1921, mais de oito milhões de pessoas emigraram da Irlanda para os EUA. A grande maioria dos emigrantes que rumaram aos EUA, fixaram-se nas cidades de Boston, Nova York, Chicago e Philadelphia. Cidades com forte influência cultural Irlandesa até hoje, nas quais acontecem as principais comemorações/manifestações em alusão a esta data.
A primeira reunião documentada de irlandeses nos Estados Unidos em honra de São Patrick aconteceu em Boston em 17 de Março 1737. Porém o primeiro desfile de Saint Patrick’s Day, foi na verdade um desfile “militar” e bem diferente da forma como acontece hoje todos os anos em várias cidades dos EUA. Mas ele aconteceu pela primeira vez em 1762 em Nova York.
Durante a Guerra da Independência Americana, celebrações militares continuaram a acontecer nos anos subsequentes no dia 17 de Março. Uma das mais importante delas talvez tenha sido a de 17 de março, 1776. Quando os britânicos se retiraram da cidade de Boston e George Washington levou os rebeldes americanos para a cidade a tomar posse.
Diz também a história que o Saint Patrick’s Day foi comemorado depois de um longo e severo inverno pelo exército de George Washington em Valley Forgeem 1778.
Mas foi durante o século XIX, durante a Grande Fome Irlandesa, quando milhões de Irlandeses emigraram para a América atrás de melhores condições de sobrevivência, que o St. Patrick Day passou a ter a configuração parecida com a de hoje.
As saudades da terra natal (Irlanda) se transformaram em canções sentimentalizadas, e desde então Saint Patrick’s Day tem sido a ocasião perfeita para os irlandeses unirem-se na celebração da sua nacionalidade.
No início do Século XX, já na segunda ou terceira geração de irlandeses-americanos, dos quais muitos transformaram-se em influentes e poderosos da sociedade americana. A parada de Saint Patrick’s Day passou a ser uma oportunidade para a comunidade irlandesa para celebrar não só a sua origem étnica, mas também a sua integração bem sucedida na sociedade americana.
Hoje, o dia de St Patrick é comemorado em todo o mundo. Há desfiles em diversas cidades do Canadá, Austrália, África, América do Sul e em muitas capitais européias. Os desfiles são seculares, as celebrações comunitárias, onde o santo, sua vida e seu significado são muitas vezes esquecidos.
Aqui nos EUA, o St. Paddy’s como é carinhosamente chamado é celebrado em cidades grandes e pequenas. E tornou-se uma verdadeira celebração da cultura, gastronomia e cervejas Irlandesas.Um evento tipicamente associado com música alta, dança, desfiles, cerveja e muito verde.
Em algumas cidades a “piração” é tanta que eles chegam até mesmo a tingir rios ou córregos da cidade de verde. Como é o caso de Chicago que tinge as aguas do rio Chicago de verde há mais de 40 anos.
Entre as Paradas mais famosas dos EUA temos a St. Paddy’s Day Parade de Chicago, Boston, Washington, New York, St. Louis, Savannah, San Francisco, Philadelphia, Kansas City e Dublin em Ohio.
Postagem: Mariângela Bittencourt
I’m really happy to say it was an interesting post to read. I learned new information from your article, you are doing a great job. Continue
ResponderExcluir